Desde a revolução industrial o uso dos equipamentos nesse meio praticamente duplicou, a fabricação das peças que atendem aos diversos setores só tem aumentado, principalmente com o avanço tecnológico que os últimos anos tem aplicado em praticamente todos os setores. Mas, como em todas as indústrias, existem alguns materiais e equipamentos que são essenciais.

Neste artigo iremos abordar esses materiais que são vitais para os mais diversos meios industriais. Dentre eles iremos falar do uso das chapas e também abordaremos o uso do aço e alumínio, metais muito comuns no meio industrial.

Se mantenha atento no artigo até o final para obter todas as informações e curiosidades sobre essas peças metálicas.

Chapas: modelos e aplicações

As chapas são peças fundamentais em diversos setores, primeiramente pela sua alta resistência mecânica que torna comum a sua aplicação nos ambientes de construção.

No entanto, as chapas possuem uma diversidade enorme de modelos, iremos abordar um pouco sobre cada modelo nos tópicos a seguir:

1. Chapa expandida

A chapa expandida passa por um processo de produção muito específico que tem o objetivo de transformar a chapa tanto esteticamente quanto na sua resistência mecânica.

Normalmente esse tipo de chapa é mais fina e tem uma fabricação que a deixa parecida com cordas entrelaçadas.

Além de receber o tratamento de galvanização a base de zinco, que deixa a chapa ainda mais resistente a intempéries, ela é perfeita para aplicar em ambientes externos.

chapa expandida galvanizada preço é acessível e pode ser encontrada com certa facilidade, pois dentre as chapas expandidas esse é o modelo mais comum.

A aplicação desse material, com certeza, será um implemento e tanto para a parte externa da sua obra ou construção, principalmente pelo custo-benefício, sendo barata e extremamente eficiente.

2. Chapas de ferro

Já a chapa de ferro é o modelo mais comum de chapas no mercado, podendo ser encontrada em diversos setores, com aplicações muito diversificada, indo desde a utilização na construção civil até no ramo alimentício, servindo como principal material para chapas de preparação de frituras e etc.

O ferro é o material perfeito para esse tipo de aplicação pois pode ser modelado praticamente de qualquer jeito, fazendo com que responda a diversas necessidades de forma muito eficiente.

Por esse motivo, é muito comum encontrar esse tipo de chapa para trabalhar com calor ou até mesmo como item de reforço para certas estruturas.

3. Chapas de alumínio

A chapa de aluminio é, entre todos os metais tratados até agora, o mais leve e de mais fácil manuseio e modelagem, permitindo aplicações extremamente diversificadas a esse tipo de chapa.

Entre todas as aplicações é mais comum encontrar esse tipo de chapa em:

  • Acabamentos de aviões e carros;

  • Fachadas e toldos;

  • Janelas e molduras;

  • Portas, portões e revestimento internos de casas e estabelecimentos.

Para responder a tantos setores diferentes, o mercado de manipulação e produção do alumínio conta com métodos químicos e mecânicos que vão proporcionar o acabamento adequado do material garantindo brilho, resistência e acabamento adequado ao material.

Como vimos, as chapas podem ser totalmente modificadas para responder de uma forma mais adequada a certos tipos de indústrias e, além disso, ela é um material que garante um bom custo-benefício, sendo um investimento que garante total qualidade na sua aplicação e em praticamente qualquer ramo.

Demais equipamentos feitos de ferro e o uso do aço

Após abordarmos os principais tipos de chapas vamos conferir 2 equipamentos muito comuns no ramo da construção civil e que possuem papel importante no setor industrial.

1. Cantoneira: do que é feita e para que é usada?

cantoneira de ferro é o modelo mais fabricado desse produto, isso acontece pois o ferro é o material mais comum nesse tipo de aplicação.

Esse equipamento normalmente é aplicado para reforçar a construção de vigas e fundações de uma estrutura, mas também possui uso em diversas outras indústrias, como na automobilística e na aviação.

2. Aço inoxidável: o modelo mais eficiente de aço

Diversas aplicações que necessitam do aço são para locais que irão trabalham com condições adversas, com algum material corrosivo ou exposta a temperaturas altas e/ou baixas.

Para lidar com esse tipo de situação o aço inox é a opção perfeita, tendo como principal característica a resistência contra a ação do tempo e de materiais corrosivos, mantendo o local e o produto protegidos de ações que poderiam enferrujar ou oxidar o material.

FONTE: http://www.maestro.ind.br/o-uso-de-chapas-materiais-de-aco-e-aluminio-nas-industrias/